segunda-feira, 23 de maio de 2011

Media, Modos e Aprendizagem


Independentemente do modo como podemos utilizar os meios de comunicação, estes podem ser aplicados nos mais variados modos de aprendizagem.
O ensino on-line e a aprendizagem por media, apesar das suas diferenças, ambos conseguem garantir o contacto entre os alunos e os tutores, o conteúdo e os seus pares permitindo assim reduzir a distância transaccional.
Contudo, existem diferenças no modo como as diversas tecnologias podem ser utilizadas na prática do ensino on-line.
Exemplos e suas características de algumas ferramentas on-line:
→ Impressão e texto - O livro foi o primeiro mecanismo utilizado no ensino on-line e o mais predominante na educação à distancia (Scriven, 1993) ;
→ Vídeo e gráficos - Conforme estudos realizados, a utilização dos gráficos, contribui para o aumento da motivação e o desenvolvimento do pensamento dos seus utilizadores; No que concerne à utilização da videoconferência e da teleconferência, estas possibilitam o contacto directo entre pares, a qualidade de aprendizagem, mais oportunidades, o contacto rápido e cómodo para os vários lugares do mundo e a qualquer hora;
→ Áudio – Utilização de IPods, Leitores de MP3 e VoIPs;
→ Dispositivos móveis – através de PDAs e Internet.
Comentário
Apesar do livro ser uma ferramenta que se encontra sempre presente em qualquer tipo de ensino, a introdução de novas ferramentas no ensino on-line é imprescindível e fundamental.
A educação on-line pode ser definida como o conjunto de acções de ensino/aprendizagem que são desenvolvidas através dos media utilizando como ferramentas: a Internet, a videoconferência e a teleconferência, áudio e dispositivos móveis.
Bibliografia:
Patrick J. Fahy (2008), As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online, Athabasca University

Sem comentários:

Enviar um comentário